Posted in:

Fotos de Pássaros: Dicas Incríveis para Conseguir as Melhores Imagens

fotos de passaros

As fotos de pássaros impressionam, mas também podem ser um desafio, mesmo para fotógrafos experientes.

Os pássaros possuem uma beleza única. Registrar essas criaturas na fotografia, no entanto, exige um pouco de técnica e bastante estratégia. Tímidos e ariscos, eles podem ser assuntos muito desafiadores.

No entanto, conseguir lindas fotos de pássaros não é impossível. Você só precisa estar munido do equipamento certo e de alguns conhecimentos chave.

Adora animais e quer mais dicas para continuar aprimorando seu trabalho com fotografia? Leia também esse outro artigo, sobre fotos de cachorro, que preparamos!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para tirar fotografias de pássaros incríveis! Confira:

Índice

  1. Fotos de pássaros: Desafiadoras e fascinantes
  2. Dicas Incríveis para tirar as melhores fotos de pássaros
  3. Como configurar a câmera para fotografar pássaros
  4. Quais os equipamentos e acessórios necessários para fotografar pássaros?
  5. Ambientes para fazer fotos de pássaros
  6. Inspiração: Galeria de fotos de pássaros
  7. Conclusão

Fotos de pássaros: Desafiadoras e Fascinantes

fotos de passaros

Fotografar pássaros, assim como todo animal silvestre, apresenta muitos obstáculos. No entanto, os resultados são frequentemente incríveis. Certamente vale a pena passar por alguns passos extras na preparação para obter essas imagens.

Existem inúmeras espécies de pássaros, que variam em tamanho, cores, formas e comportamento. Por isso, as possibilidades para um fotógrafo são infinitas!

É claro, entender mais sobre o seu assunto, neste caso, é fundamental para conquistar os melhores cliques. E não só isso: você precisa conhecer bem o funcionamento do seu equipamento e estar sempre preparado.

Neste gênero de fotografia, alguns segundos podem ser a diferença entre um ótimo clique e um quadro vazio. Por isso, é preciso treino e conhecimento!

Mas não se preocupe. A seguir, você encontra todas as dicas que precisa para tirar as melhores fotos de pássaros! Confira:

Dicas Incríveis para Tirar as Melhores Fotos de Pássaros

fotos de passaros como tirar

Muito do processo para tirar lindas fotos de pássaros está na preparação e pesquisas anteriores ao momento do clique.

Antes de sequer pensar em questões como equipamentos necessários ou configurações para sua câmera, você deve entender o assunto que está fotografando.

Isso porque, quando se trata de animais, é preciso tomar algumas precauções – para conseguir o clique, para sua segurança e para a segurança deles. Veja só:

Estude sobre o seu assunto

Como mencionamos, os pássaros são animais muito variados. Cada espécie possui comportamentos característicos bastante específicos.

Enquanto algumas aves são extremamente ariscas, outras são agressivas. Por isso, antes de começar a fazer suas fotografias de pássaros, você precisa decidir qual é seu objetivo.

Uma vez que você tenha definido que tipo de ave gostaria de fotografar, é hora de começar os estudos.

Para conseguir fotos de pássaros perfeitas, você precisa entender os hábitos e comportamentos típicos da espécie que está fotografando.

Se o seu objetivo não for uma espécie em particular, ainda é uma boa ideia pesquisar sobre os pássaros nativos da sua região e seus hábitos de maneira geral.

Esse conhecimento vai aumentar suas chances de conseguir uma foto de pássaro incrível.

Antecipe o comportamento dos pássaros

Uma vez que você conheça os hábitos das aves que vai fotografar, antecipar o comportamento deles se torna mais fácil.

É interessante lembrar: a câmera registra a imagem alguns milisegundos depois que você aperta o botão de disparo. Dessa forma, a habilidade de antecipar ações dos seus assuntos se torna fundamental.

Fotografe utilizando uma teleobjetiva

Se aproximar de certas espécies de pássaros pode ser um enorme desafio! Em outros casos, chegar perto demais também pode ser perigoso.

Por isso, uma teleobjetiva com grandes distâncias focais pode ser uma das suas maiores aliadas.

Com esse tipo de lente, você consegue capturar uma grande riqueza de detalhes, com boa nitidez, mesmo ficando de longe.

Quer saber mais sobre as teleobjetivas? Nós temos um guia completo sobre essas lentes aqui no blog! Confira.

Faça poucos movimentos

Os pássaros costumam se assustar com facilidade. Principalmente as menores espécies, que são presas para inúmeros outros animais.

Ao menor sinal de movimento, todos os pássaros da área fogem. Por isso, você deve exercitar a paciência e suas habilidades, preferindo movimentos lentos.

O ideal é que você escolha um bom ponto de vantagem e não se desloque até terminar a sessão de fotos. Dessa forma, você evita espantar os assuntos.

Se for necessário se aproximar, faça isso aos poucos. No geral, o melhor é deixar que os pássaros se acostumem com sua presença e venham até você.

Escolha o horário certo para fotografar

No geral, os pássaros são muito mais ativos durante as horas do nascer e pôr-do-sol. Por isso, esses são momentos perfeitos para aproveitar.

Nossa dica é chegar bem cedo, e estar preparado para passar algum tempo no local que você escolheu.

Composição: Escolhendo o plano de fundo e isolando o assunto

O plano de fundo é um detalhe que merece atenção especial ao criar fotos de pássaros. Isso porque, como animais que são frequentemente caçados, a maioria deles evoluiu para se confundir muito bem com o ambiente em que vivem.

Para espécies que contam com essa camuflagem natural, é muito importante esperar o momento certo e isolar o assunto. Folhas ao fundo, por exemplo, costumam tornar a distinção do assunto difícil e tirar o destaque que os pássaros merecem.

Como Configurar a Câmera para Fotografar Pássaros

fotografia de pássaros

Para fazer fotos de pássaros, as configurações ideais para sua câmera vão depender de algumas variáveis. Por exemplo:

  • Luminosidade no ambiente;
  • Distância do assunto;

O ideal é adequar as configurações de acordo com a situação. Para isso, você precisa ter um bom entendimento sobre como o seu equipamento funciona e do resultado que cada ajuste produz.

Recomendamos que você leia nossos artigos sobre fotometria, profundidade de campo, o obturador e o diafragma. Assim, você sempre saberá como ajustar sua câmera para fotografar pássaros – ou qualquer outra coisa.

Teste a exposição com frequência

É muito provável, se você está seguindo nossas dicas, que você se encontre fotografando pássaros no nascer ou pôr-do-sol. Isso significa que as condições de iluminação à sua volta vão mudar com frequência.

Mesmo ao longo do dia, ao fazer fotos ao ar livre, é fundamental testar a exposição da câmera de tempos em tempos. Nuvens e outros fatores também podem mudar a configuração ideal!

Abertura do diafragma e velocidade do obturador

Ainda considerando os horários ideais para tirar fotos de pássaros, você deve ter em mente que provavelmente estará em uma situação de pouca luz.

Sendo assim é importante levar isso em conta, tanto na hora de escolher sua lente quanto ao ajustar essas configurações.

Lembre-se: quanto maior a abertura, mais luz passará pele objetiva e chegará ao sensor. E quanto mais rápido o obturador, mais fácil é “congelar” imagens em movimento.

Quais os equipamentos e acessórios necessários para fotografar pássaros?

fotos de passaros equipamentos

Agora, você já está equipado com todo o conhecimento que precisa para tirar fotos de pássaros incríveis! É hora de começar a separar os acessórios ideais para não perder nenhuma oportunidade de clique!

A seguir, separamos uma lista com tudo que você precisa providenciar:

Câmeras e lentes

Para fotografar pássaros, você não precisa de uma câmera full frame. Na verdade, os sensores menores – ou “cropados” – podem oferecer uma vantagem. Isso porque, ao diminuir o ângulo de visão, ele também cria o efeito de aproximar um pouco o assunto.

Falando das lentes, o ideal mesmo é contar com uma teleobjetiva. Como é compacta e permite o zoom óptico a longas distâncias, elas são perfeitas para todos os tipos de fotografia de vida silvestre.

Prefira lentes claras, para aproveitar o amanhecer e o crepúsculo, quando os pássaros estão mais ativos.

Acessórios para conveniência

Lembre-se que, para capturar as melhores fotos de pássaros, você precisará passar algum tempo em campo. Por isso, aqui vai uma lista de acessórios que vão ajudar bastante durante essas horas:

  • Tripé para câmera;
  • Cartões de memória;
  • Bateria extra para câmera;
  • Mochila especializada para o equipamento;
  • Para-sol para lentes;
  • Filtros fotográficos, em especial um filtro polarizador e um filtro UV;
  • Kit de limpeza para lentes;
  • Capa de proteção para chuva.

Acessórios para sua segurança

Sempre que for fotografar animais silvestres ou passar muito tempo fazendo fotos ao ar-livre, é preciso pensar também no seu conforto e segurança. Por isso, não esqueça desses itens:

  • Roupas adequadas;
  • Protetor solar;
  • Chapéu;
  • Colete para fotografos;
  • Joelheiras;
  • Guias de Campo;
  • Material de primeiros socorros.

Ambientes para fazer fotos de pássaros

Nem sempre é necessário se aventurar em parques nacionais ou locais afastados para fazer fotos de pássaros. Parques e outros locais arborizados também  costumam atrair diversas espécies, mesmo nos grandes centros urbanos.

Aqui no Brasil, temos muita sorte com isso. Diversas espécies de pássaros muito bonitos estão espalhados por todo o país!

Além dessas opções, você também pode visitar um zoológico ou poleiro artificial. É interessante lembrar, no entanto, que as fotos de pássaros em um setting natural costumam ter maior impacto.

Caso queira atrair espécies para algum local ou árvore específica, deixar comedouros ou bebedouros disponíveis costuma ser tudo o que você precisa.

Antes de usar esses itens, os pássaros frequentemente pousam nos arredores, para verificar se existe algum perigo. Aproveite esse momento para tirar fotos que se aproximam mais das produzidas em habitats naturais.

Inspiração: Galeria de fotos de pássaros

Em todos os tipos de fotografia, estudar o trabalho de outros fotógrafos é um passo muito importante para seu crescimento como profissional. Com fotos de pássaros, não é diferente.

Observar fotos incríveis ou premiadas faz mais do que inspirar: ajuda você a entender melhor as técnicas e estratégias utilizadas pelo fotógrafo para obter aquela imagem.

Pensando nisso, separamos as mais lindas fotos de pássaros nesta galeria. Confira:

Fotos de pássaros coloridos

Cores e mais cores! Uma das características mais chamativas dos pássaros é a beleza e a variedade de suas plumagens.

Veja essas fotos impressionantes de pássaros coloridos:

fotos de passaros coloridos

fotos de passaros

Fotos de pássaros raros

Entre as maiores satisfações para um fotógrafo de vida silvestre, está o registro de espécies raras.

Confira nossa galeria com fotos de pássaros raros exemplares:

fotos de passaros raros

fotos de passaros raros

Fotos de pássaros brasileiros

Como mencionamos, a biodiversidade no Brasil é um ponto positivo para quem almeja fazer as melhores fotos de pássaros!

Veja alguns deles:

fotos de

fotos de passaros brasileiro

Fotos de pássaros voando

Capturar o movimento do vôo é uma arte delicada, que produz efeitos estonteantes!

Veja a galeria que montamos:

foto de passaro voando

foto de passaro voando

Fotos de pássaros silvestres

Os pássaros silvestres são ariscos e difíceis de fotografar. Veja uma galeria com fotos de pássaros silvestres que fazem isso parecer fácil:

fotos de passaros silvestre

fotos de passaros

Conclusão

As fotos de pássaros são, sem dúvidas, um dos gêneros mais populares e mais desafiadores para os fotógrafos de vida animal. Ariscos ou até mesmo agressivos, essas lindas criaturas são frequentemente difíceis de achar e ainda mais complicadas de registrar.

Isso, no entanto, não é motivo para desistir! Armado do equipamento certo e de bastante conhecimento, certamente você também pode criar fotografias de pássaros incríveis!

Não se esqueça de:

  • Conhecer bem o assunto que você vai fotografar;
  • Ficar longe e não fazer movimentos bruscos;
  • Se preparar para passar algum tempo em campo;
  • Levar as lentes ideais e todos os acessórios que possa precisar;
  • Cuidar da sua segurança e da segurança dos animais em primeiro lugar.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre a fotografia de pássaros. Agora, é só se inspirar, estudar as espécies que despertam o seu interesse e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você! Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já tirou fotos de pássaros impressionantes antes? Nos conte como foi a experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores! E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP