O mercado fotográfico é geralmente uma escolha de pessoas que amam a profissão e tem um olhar apurado aos detalhes.
Mas, para fazer disso seu ganha-pão, você precisa entender como o mercado fotográfico funciona.
Considere refletir sobre alguns pontos fundamentais como: Quem são as pessoas que investem nisso atualmente? A fotografia no Brasil está em expansão? Qual o salário de um fotógrafo? Quais áreas e tendências desse mercado?
No artigo abaixo, você encontra um guia completo sobre o cenário atual. Continue lendo e confira:
Índice
- Mercado fotográfico: qual é a situação geral no Brasil?
- Análise do mercado de fotografia
- Quais são as melhores áreas de atuação para fotógrafos hoje?
- Novas oportunidades de inovação e especialização
- Como se inserir no mercado fotográfico?
- Quais são as tendências do mercado fotográfico para 2019?
- É preciso fazer faculdade para se inserir no mercado fotográfico?
- Conclusão
Mercado Fotográfico: Qual é a Situação Geral no Brasil?
O mercado fotográfico no Brasil pode ser um pouco volátil, uma vez que depende muito do interesse das pessoas em adquirir esse tipo de serviço e da quantidade de profissionais no segmento.
Na realidade, este é o princípio da economia em qualquer profissão. Atualmente, o mercado encontra-se um pouco saturado. No entanto, ainda há espaço, principalmente para quem procura inovar nos serviços oferecidos e nos diferenciais.
Análise do Mercado de Fotografia
O interesse de pessoas pela fotografia só cresce. E isso é verdade tanto para profissionais e entusiastas do tema.
Ao analisar o mercado fotográfico atual, nota-se, por exemplo, que a procura pelos serviços de fotografia profissionais aumentou.
Esse interesse generalizado pela fotografia só pode trazer vantagens para você. Apesar da concorrência, você pode abraçar um nicho e se especializar para conseguir se destacar no mercado.
Crescimento do Mercado de Fotografia
O mercado fotográfico atual possibilita o trabalho em áreas artísticas, comerciais, esportivas e industriais, entre outras.
Com isso, é possível buscar especialização em assuntos que atraem cada vez mais os olhares curiosos do público.
Dados do Mercado Fotográfico
Você sabia que, nos últimos anos, a venda de câmeras profissionais caiu bastante? Isso porque o consumidor final tem encontrado tudo o que precisa nos smartphones.
Mas não se engane: isso representa uma oportunidade de ouro para fotógrafos profissionais.
O interesse em books, coberturas de eventos e registros familiares vêm crescendo. Além disso, o surgimentos de plataformas para fotógrafos freelancers torna o networking exigido pela profissão cada vez mais fácil de fazer.
Pesquisa Mercado Fotográfico
De maneira geral, a procura por serviços profissionais de fotografia cresceu.
Os nichos de mercado também estão se diversificando, abrindo novas oportunidades para aqueles que estão dispostos a expandir seus horizontes e aprender coisas novas.
Quais são as Melhores Áreas de Atuação para Fotógrafos Hoje?
A concorrência no mercado fotográfico é realmente grande. No entanto, para compensar isso, existem muitas áreas de atuação disponíveis para você se dedicar e se especializar.
O mais importante é escolher aquela que tenha facilidade por fotografar e, principalmente, pela qual tenha paixão e interesse.
Fotografia Social
O fotógrafo social geralmente realiza fotografia para eventos, como formaturas, casamentos, aniversários e outras situações sociais.
Este é um mercado onde sempre haverá trabalho. Em contrapartida, também é um dos mais concorridos.
Isso porque pessoas sem especialização e com um conhecimento superficial das técnicas acabam pegando trabalhos desse tipo e cobrando pouco.
Por isso, considere essa dificuldade caso queira se dedicar exclusivamente a essa área de atuação.
Fotografia de Publicidade
Uma área que também tem bastante demanda e que pode ser mais interessante, justamente por exigir especialização dos profissionais, é a fotografia de publicidade.
Nessa área, você consegue ter mais controle sobre aquilo que está fotografando, além de não ficar tão dependente das oscilações do ambiente e das necessidades das pessoas.
Basicamente você recebe instruções de uma pauta e faz o registro fotográfico.
Fotografia de Moda
Para quem adora moda, estilo e look books, esse talvez seja um super segmento para especialização. A fotografia de moda visa cobrir desfiles, fazer fotos de modelos e books variados. Além disso, ela também se mistura um pouquinho com a fotografia de produto, já que muitas vezes os profissionais são chamados para criar catálogos ou anúncios.
Para trabalhar com fotografia de moda, é imprescindível ter um bom olhar para estética e uma sensibilidade mais aflorada para se destacar.
Fotojornalismo
Se você, tem esse olhar detalhado, só que mais técnico e investigativo, pode considerar trabalhar com fotojornalismo.
O mercado fotográfico de fotojornalismo também sempre tem espaço. Com o material impresso informativo deixando de existir, a demanda por fotos de qualidade para sites e blogs de notícias aumentou.
Uma foto bem elaborada e impactante, feita por um fotógrafo profissional, pode ser capaz de viralizar nas redes sociais, sendo essa uma área perfeita para aqueles que visam ganhar reconhecimento.
Novas Oportunidades em Inovação e Especialização
Acima você viu as áreas mais clássicas e tradicionais no mercado fotográfico, mas isso não impede que você procure trabalhos em nichos diferenciados, aproveitando as inovações e oportunidades do mercado atual.
Bancos de Imagens
Você pode se especializar em fotos para bancos de imagens. As agências de publicidade dependem das fotos de bancos de imagens para melhorar conteúdos e materiais visuais para seus clientes.
Então, aproveite seu conhecimento para criar excelentes fotos para banco de imagens. O legal disso é que você pode fotografar temas variados, e inspiração não falta.
Sessões de Foto para Pets
Quem gosta de animais vai adorar explorar esse nicho. As fotos para pets tem ganhado muito destaque – e demanda – nos últimos anos.
Muitas são as pessoas que contratam profissionais para fazerem books de seus pets, sejam eles gatos, cachorros ou outros animais domésticos.
Pode ser uma área divertida de atuar e que tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
Fotografia Corporativa
Empresas sempre vão precisar de profissionais para realizar o registro de eventos corporativos, fotos da empresa, dos funcionários, entre outros.
Se você entrar nesse meio fica muito fácil garantir trabalhos. Isso porque, se gostarem da sua atuação, muito provavelmente você permanecerá como fotógrafo oficial sempre que surgir uma demanda.
Registro de Museus e Galerias
Se você tem um olhar artístico, pode seguir o caminho de fotografia de museus e galerias de arte.
Trata-se de um nicho menor para ser explorado, mas que possui também menos profissionais qualificados para o trabalho. O registro de coleções exige cuidados especiais e manuseio delicado, afinal.
Imobiliárias e Escritórios de Arquitetura
Outro segmento dentro do mercado fotográfico são as fotos para imobiliárias e escritórios de arquitetura.
Se você gosta de fotografar ambientes e residências, essa pode ser uma chance de outro. Normalmente, as empresas trabalham com parcerias fixas com fotógrafos.
Como se Inserir no Mercado Fotográfico?
Sem experiência inicial, pode ser muito difícil conseguir a inserção no mercado fotográfico, principalmente levando em conta a quantidade de profissionais existentes nessa área.
Por mais que você tenha estudo, você deve ter em mente que ninguém vai te contratar sem um portfólio. Dessa forma, comece a praticar o quanto antes.
Começar como Assistente de Fotografia
Uma das oportunidades mais comuns para aspirantes a fotógrafos sem experiência é a posição de assistente fotógrafo.
Acompanhar de perto a rotina de trabalho, ajudar no que for preciso e aprender com alguém que tenha muitos anos de experiência pode ser um verdadeiro estágio.
Não pense no que vai ganhar no começo, porque o mais importante é desenvolver as habilidades e conhecimentos que você precisa. Assim, o retorno financeiro será uma consequência no futuro.
Plataformas Online para Cadastrar e Vender Fotos
Você pode procurar plataformas e banco de imagens para cadastrar suas fotos e vender para quem se interessar em adquirir.
Pode ser uma boa opção para construir um retorno financeiro inicialmente, além de uma forma das pessoas conhecerem e valorizarem seu trabalho. Algumas ideias de sites são:
Aprenda a Divulgar seu Trabalho
De nada adianta tirar ótimas fotos e permanecer no anonimato. Crie um plano de ação para divulgar seu trabalho para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis.
Com isso, você pode ganhar admiradores do seu trabalho e eles podem virar potenciais clientes no futuro.
Marketing Pessoal
Invista no seu marketing pessoal. Se você não tem tanto conhecimento dessa área, procure cursos online de marketing digital. Assim, você encontra informações e tutoriais práticos para conseguir obter visibilidade mais rapidamente.
Contar com uma consultoria pode ser uma ótima maneira de garantir que não haverá erros. Lembre-se: a carreira em fotografia depende muito de indicações e da sua imagem profissional, por isso, não arrisque.
Portfólio
Selecione as melhores fotos que você já fez e crie um portfólio poderoso para se destacar frente à concorrência.
Se tiver uma área de especialidade fotográfica, use as fotos desse mesmo segmento. Isso ajuda a transmitir que você é um expert no assunto.
Se quiser, você pode criar portfólios diferentes por temas. Assim, quando surgir uma demanda, você apenas mostra o portfólio daquela área de atividade fotográfica. Isso definitivamente aumenta suas chances de fechamento.
Quais são as Tendências do Mercado Fotográfico para 2019?
Comprar uma câmera e sair clicando por aí é fácil. O difícil é mostrar um olhar diferenciado, original e dominar técnicas profissionais.
Isso só um fotógrafo profissional consegue fazer!
Para os melhores e mais dedicados, sempre haverá perspectiva e retorno financeiro. Para isso, você precisa se especializar e construir sua cartela de clientes e contatos.
Diferenciais são a Chave
Aposte nos diferenciais para conseguir clientes. Os clientes procuram mais do que alguém com conhecimento técnico. Eles esperam um bom atendimento, originalidade e criatividade no serviço prestado.
Encontre sua Estética
Não queira abraçar todas as áreas. Prefira se especializar em uma na qual você tem conhecimento e interesse e foque seus esforços;
Encontrando a sua forma de trabalho e a sua estética, você tem mais chances de sucesso.
Use as Redes Sociais para Criar um Público
Crie uma própria rede de relacionamento. Invista nas redes sociais, principalmente Facebook, Pinterest e Instagram. Vá atrás de seguidores, divulgue seu perfil em páginas especializadas e use as hashtags certas.
Você pode também impulsionar no Instagram Ads algumas publicações, divulgando uma foto ou outra que considere impactante. Dessa forma, você pode alcançar muito mais pessoas e aumentar o número de seguidores do seu perfil.
Equipamentos e Olhar Profissional
Invista em equipamentos modernos para conseguir fazer registros com altíssima qualidade. Além disso, desenvolva seu olhar profissional para conseguir se sobressair no mercado fotográfico.
Se você quiser mais dicas sobre escolher o equipamento ideal, pode ler esse outro artigo que preparamos. E não deixe de acompanhar nosso blog para encontrar dicas que ajudam você a desenvolver todas as habilidades que vai precisar!
É preciso Fazer Faculdade para se Inserir no Mercado Fotográfico?
Não necessariamente. É importante buscar algum conhecimento teórico e prático, mas isso pode ser tanto obtido através de graduações quanto cursos livres presenciais ou à distância.
Faculdades de Fotografia
Um bom profissional precisa estudar muito para se destacar. Existem muitas graduações e pós-graduações em fotografia que oferecem uma boa base teórica. Elas trazem disciplinas importantes, como história, antropologia, artes e ciências humanas.
Esses assuntos contribuem para a formação do profissional e aumentam seu repertório e sua sensibilidade para a técnica.
Cursos Livres de Fotografia
Aqueles que não tem verba ou tempo para investir em uma faculdade podem optar por cursos mais práticos e especializados de curta duração.
Esses cursos têm o diferencial de ensinar de forma pragmática as técnicas da fotografia. Se preferir, também há cursos à distância que ajudam a ganhar mais conhecimento na área sem precisar se locomover e com mais flexibilidade de horários.
Conclusão
Nesse artigo falamos um pouco sobre como se configura o mercado fotográfico, as tendências atuais, as possibilidades e dificuldades da profissão.
Com todas essas informações você deve se sentir mais seguro para escolher as áreas que mais fazem sentido e são mais atrativas para você.
Você também pode se interessar por esses artigos:
- Gestão para fotógrafos: como se preparar para fotografar um evento
- Como ganhar dinheiro com fotografia
- Regulamentação da profissão de fotógrafo
- Como ser um fotógrafo profissional
- Como abrir uma empresa de fotografia
Gostou do artigo? Se sente preparado para encarar o mercado fotográfico? Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!